sábado, 31 de dezembro de 2011

A casa sustentável


A esta altura da História, já deveria estar claro na mente das pessoas que nosso planeta é a nossa Casa. Que ele nos oferece proteção e alimento e que dependemos dele pra sobreviver como espécie.
Mas talvez não seja tão fácil pensar numa casa tão grande e com tão diversificados habitantes. Então, podemos fazer um exercício, pensando em comunidades menores e em como podemos constituí-las de maneira sustentável. Um projeto desse tipo se chama Casa dos Hólons e se situa no bairro do Campo Belo, em São Paulo/SP.
Hólon é um conceito criado pelo filósofo e jornalista Arthur Koestler para falar de um sistema completo, em si mesmo, mas que é parte de um outro sistema maior que o integra como uma de suas partes. É fácil entender isso em termos de organização social: uma empresa, um clube ou, mesmo, uma cidade são sistemas estáveis, mas estão integrados a sistemas maiores cujas ordens devem seguir, ao mesmo tempo em que lhe prestam contas.
Esta visão sistêmica embasa os projetos da Casa dos Hólons. Prática e oficinas de permacultura, reciclagem e reutilização de materiais são apresentados como formas viáveis de construir um estilo de vida que não vai pesar na ecobalança do nosso planeta.
Você pode saber mais visitando o site da Casa dos Hólons, onde se obtém informações sobre as visitas ecopedagógicas. Programa pra 2012!!

Foto: Bio-oficina promovida. Fonte: Site da Casa dos Hólons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário