domingo, 9 de maio de 2010

Animação ajuda a refletir sobre a interferência do homem no ambiente



Helene Giraud e Thomas Szabo criaram esta animação com o título Narciso, o personagem da mitologia grega fascinado pela própria imagem. Ela faz parte de uma série chamada "Minuscule", que traz como personagens insetos e aracnídeos. Você pode saber mais sobre eles no site oficial, com versões em inglês e francês.

Narciso narra as peripécias de um besouro que encontrou um espelho em seu caminho, e o espelho causou mudanças profundas em sua vida. O conteúdo é bastante rico, podendo também levar a observações importantes sobre nossos hábitos e comportamento. Mas trata-se igualmente de pensar sobre como nossa presença humana interfere no ambiente, como ela afeta a vida animal. Possíveis questões para abordar com os alunos:

  1. Essa interferência é neutra, positiva ou negativa? Por quê?
  2. Podemos dar exemplos de outras situações, só que da vida real, em que essa interferência acontece?
  3. Podemos fazer algo para que nossa presença no planeta não seja prejudicial aos seres vivos que aqui vivem junto conosco?

Sugestão ao professor: Peça aos alunos para pesquisarem na internet ou biblioteca: Quem é Narciso, na mitologia grega? Qual o significado do mito de Narciso que podemos trazer para os dias atuais?

Idade sugerida: a partir de 9 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário