segunda-feira, 15 de março de 2010

PET virou BARCO




A aventura em terras brasileiras foi concebida pelo empresário paulista Eduardo de Carvalho (imagem à esquerda), com a ajuda de um engenheiro naval. O nome do barco é Megapet, cuja parte destinada à flutuação é feita de 2040 garrafas. Com ele, o empresário fez uma viagem de 1371 km, que começou em Porto de Pirapora/MG, seguiu até o porto de Juazeiro/BA e que terminou em Petrolina/PE.
Durante o percurso, foram feitas palestras para várias populações ribeirinhas, sobre a reciclagem de lixo e a importância de bem utilizar a água.
O diário da viagem, com farto registro fotográfico, encontra-se no site do Projeto Megapet, que hoje pela manhã estava fora do ar mas, esperamos, seja um problema temporário. Você também pode ler a respeito na revista Almanaque Brasil e no site da Codevasf, entre outros.
Eduardo Carvalho, contudo, não é o único a lançar-se a uma viagem numa embarcação de garrafas. O ambientalista britânico David de Rotschild construiu o barco Plastiki (imagem à direita), que consumiu 12 mil garrafas e está destinado a navegar em mar aberto. O roteiro de viagem deverá incluir a camada flutuante de 100 milhões de toneladas de lixo plástico descoberta em 2008 e conhecida como a Grande Mancha de Lixo do Oceano Pacífico, a qual põe em sério risco a fauna da região. Você pode visitar o site oficial do projeto e seguir a expedição do Plastiki no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário