domingo, 24 de janeiro de 2010

PET virou PANO


Em 22/03/2006, o Portal Aprendiz anunciava o tecido como nova opção para reciclar garrafas PET. A ideia de confeccionar calças e paletós reaproveitando fibras de poliéster das garrafas e retalhos de algodão partiu de alunos do Senai "Francisco Matarazzo" (São Paulo/SP).

Em 08/11/2007, a revista Recicla afirmava: "A garrafa de ontem é a roupa de amanhã". Segundo a reportagem duas garrafas PET viram uma camiseta que resiste tanto quanto uma de algodão e, além disso, o novo processo poderia ajudar cerca de 200 mil famílias carentes. Na época já havia marcas famosas investindo nessa nova matéria prima, que pode ser usada sozinha ou junto com seda ou algodão.

Em 26/08/2008, o Overmundo noticiava produção de novo tecido a partir de garrafas que chagava ao mercado. Era o Ecotess, 100% feito de garrafa plástica, desenvolvido no Brasil pela indústria Fivebras. “Com o Ecotess, é possível reduzir o descarte do PET no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se deixa de usar outros materiais que consomem recursos naturais, como o algodão, por exemplo, na confecção de mochilas, bolsas, sacolas, nécessaires e acessórios escolares”, explica Ricardo Zaguer, diretor da Fivebras.

O Ecotess é impermeável, permite grande variedade de cores e padrões e está sendo utilizado na fabricação de ecobags, que substituem as sacolas plásticas de supermercado, tão prejudiciais ao meio ambiente.

A Rede Pão de Açúcar e a Fundação SOS Mata Atlântica incentivam o uso de sacolas retornáveis de forma a conscientizar o consumidor, por isso lançaram em maio de 2009 a ecobag SOS Mata Atlântica, vendida nas lojas e com o selo Fivebras.

Opção mais sofisticada (veja imagem acima) é oferecida no portal da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário